Um passo mais próxima de abrir novos mercados para a reciclagem animal, a ABRA e seus associados seguem trabalhando para habilitar plantas brasileiras a exportarem para a Indonésia. Nesta semana, três estabelecimentos serão avaliados virtualmente, em etapa que precede a auditoria remota oficial. Todos os detalhes para os encontros foram tratados em reuniões realizadas desde a última segunda-feira (14).
Além de uma equipe de filmagem especialista nesse tipo de inspeção, a ABRA também estará presente presencialmente, prestando todo apoio técnico aos associados. O objetivo é mostrar às autoridades da Indonésia toda a qualidade, tecnologia e controle de processo que o setor de reciclagem animal brasileiro possui – desde a rastreabilidade dos lotes, recebimento dos resíduos, qualidade e frescor dos resíduos, até o conhecimento dos funcionários sobre o processo, higiene do maquinário e planta, armazenamento, expedição e controle laboratorial por lotes, dentre outros aspectos.
O tour virtual pelas fábricas será gravado e enviado para as autoridades indonésias, que compararão as imagens com as informações já preenchidas e enviadas anteriormente, seguindo roteiro pré-aprovado. A expectativa é de que as inspeções desta semana resultem no agendamento oficial das auditorias remotas, que representariam o passo final para a abertura do mercado da Indonésia para o Brasil.
Sobre o processo de exportação para a Indonésia
A articulação em favor do projeto piloto de habilitação da Indonésia iniciou em fevereiro, quando a ABRA tratou sobre o tema com o Adido Agrícola da Indonésia, Gustavo Bracale, e com o Secretário da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/MAPA), José Guilherme. Desde então, a ABRA realizou uma série de reuniões técnicas com seus associados, trabalhando fortemente pela abertura do mercado.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRA Luísa Schardong, jornalista, MTB/RS 0018094
Comments